Visit myaccount at Dow Worldwide
  • Dow em Ibérica

Dow Portugal premeia ideias empreendedoras em Estarreja

Estarreja, Portugal - 26 Setembro 2012

Concurso Logo

M&S – Reaproveitamento de Roupa Usada, e AJL Lda – Projeção e Comercialização de Produtos Eletrónicos, foram as ideias vencedoras do concurso “Empreendedorismo na Escola – Concurso de Ideias Jovem Empreendedor Estarreja 2011/2012”, patrocinado pela Dow Portugal. Na ocasião da entrega dos prémios, foi ainda apresentado o “Concurso de Ideias de Negócios – Estarreja 2012”, que contará também com o apoio da Dow Portugal.

O projeto M&S – Reaproveitamento de Roupa Usada, vencedor na Categoria Ideia Jovem (do 7º ao 9º anos), da autoria de José Garrido e Francisca Martins, consiste em reinventar roupa usada através de um processo inovador de design. A proposta AJL Lda – Projeção e Comercialização de Produtos Eletrónicos, vencedora na Categoria Jovem Empreendedor (do 10 ao 12º anos), apresenta o digishop, um aparelho eletrónico que ajuda os consumidores a controlar o seu dinheiro. Desenvolvido por Jéssica Neno e Letícia Amaral, o digishop é instalado nos carinhos de supermercado e avisa os consumidores quando as compras se aproximam do orçamento.

Os prémios foram entregues no dia 12 de setembro, na sessão de abertura oficial do ano escolar do Concelho de Estarreja, na Escola Padre Donaciano de Abreu Freire. Na ocasião, José Piva, em representação da Dow Portugal, defendeu a existência de uma “cultura empreendedora na escola.” Na sua opinião, “as aulas de empreendedorismo devem fazer parte do currículo normal, pois muitos são os alunos que já estão de olho num negócio futuro. Portugal e a Europa somente conseguirão superar a atual crise com uma atitude empreendedora e, em especial, por parte dos jovens.”

Concorreram a este concurso 13 ideias inovadoras. O caráter de inovação, tecnologia e preocupação ambiental como pressupostos dos projetos candidatos, são razão para a Dow Portugal patrocinar o evento já desde há três anos. “Como companhia que se preocupa com as suas comunidades locais, a Dow atua também no sentido de promover o empreendedorismo, não só como incentivo à criação de futuras empresas que podem vir a ser suas parceiras, mas também que tenham como filosofia de negócio uma responsabilidade social e ambiental que possa contribuir para o enraizamento desta cultura empresarial em Estarreja. Esta conduta se reflita não só na criação de emprego mas também da melhoria da qualidade de vida local em todas as vertentes”, considera Piva.

Na sessão de abertura do ano escolar foi também apresentado o “Concurso de Ideias de Negócios – Estarreja 2012”, promovido pela Destac (Associação para o Desenvolvimento de Estarreja Centro), em parceria com a Câmara Municipal de Estarreja e a SEMA (Associação Empresarial), e patrocinado pela Dow Portugal. Destinado à população em geral, a partir dos 18 anos, este concurso pretende selecionar, nos vários setores de atividade, ideias inovadoras que se integrem em políticas de inovação, tecnologia e responsabilidade ambiental, estruturantes para o concelho de Estarreja e que possam dar origem a novas empresas, nomeadamente de base tecnológica. As candidaturas decorrem até ao dia 30 de novembro e a cerimónia de entrega dos prémios acontecerá em dezembro.

Caixa:

Segundos e Terceiros Classificados

Categoria Ideia Jovem (7º ao 9º ano):

2º: Marómania - Ateliê de peças de cerâmica relacionadas com o mar, utilizando porcelana e criadas à mão: Chávenas em que a pega é um moliceiro e com pires de fácil utilização para quem tem pouca mobilidade (pessoas que não possam sair da cama e onde o pires já engloba lugar para o açúcar e para a colher).

Promotora: Vânia Valente

3º: MJM – Atelier de Artes Criativas. Ateliê de trabalhos artesanais: pintura à mão de chávenas, canecas e pires.

Promotoras: Ana Margarida Tavares, Juliana Pinho e Mariana Bastos

Categoria Jovem Empreendedor (10º ao 12º ano):

2º: Sensovoz – Produção de sensores de voz para cadeira de rodas, que se diferencia das cadeiras de rodas normais uma vez que é favorável para pessoas com deficiência motora, sem mãos ou incapacitados. Estas podem apenas usar o sensor para movimentar a cadeira.

Promotor: Miguel Ângelo dos Santos

3º: Dreams, Lda. – Empresa de promoção de eventos. O primeiro evento a ser lançado seria a Feira da Mulher onde seria apresentado o produto “Inspira o Teu Dia”. Este produto seria a comercialização de camisolas, t-shirts, etc. com uma camada de cristais líquidos, que ao ter contacto com o corpo, transmitiria ao cor do estado de espírito da pessoa. Essa cor altera devido a pequenas moléculas que estão inseridas na camisola, t-shirt.

Promotoras: Lívia Matos, Sancha Silva, Sara Cabilhas.


For Editorial Information:

Cláudia Tagliavini Granadeiro
The Dow Chemical Company
+351 234 811 002