Visit myaccount at Dow Worldwide
Na fotografia vemos um dos ícones portugueses, o barco rabelo, típico do Rio Douro, no norte de Portugal.
  • A Dow na Península Ibérica
EspañolPortuguês
Dow Portugal
Rua do Rio Antuã, 1
3860-529 Estarreja - Portugal
Tel.: +351 234 811000

A Dow Portugal, presente no país desde 1979, conta com uma instalação de produção localizada em Estarreja, no norte de Portugal, onde produz PMDI (metil difenil isocianato), matéria-prima fundamental utilizada na produção de espuma rígida de poliuretano e de elastómeros de poliuretano.

PMDI

A produção de PMDI em Estarreja foi iniciada em 1982, pela ISOPOR. A constituição desta empresa resulta da conciliação de interesses das companhias químicas Quimigal e Upjohn. Aquela tinha a capacidade para produzir anilina, mas não tinha acesso ao mercado, enquanto a Upjohn detinha a tecnologia e um mercado de PMDI, mas não possuía anilina. A ISOPOR tornou-se assim no único complexo produtor de PMDI existente em Portugal.

Quando a Dow adquiriu a ISOPOR, a melhoria do processo produtivo foi uma das linhas de orientação futura do site de Estarreja. Em 2001, a fábrica de PMDI da Dow Portugal recebeu a certificação QS 9000 e, em 2003, a certificação TS 16949. Em 1999, dá-se início ao primeiro projeto de expansão da capacidade produtiva de PMDI, que se concretiza em 2001, com um incremento de 50% do volume de produção anual. O investimento na segurança do processo produtivo tem sido um pressuposto para a evolução da unidade fabril de Estarreja, apostando-se na aplicação dos mais avançados sistemas tecnológicos. Com o projeto de expansão de capacidade produtiva inaugurado em 2009, foram introduzidas novas melhorias de segurança, com a construção de dois edifícios de enclausuramento de unidades que trabalham com fosgénio, reduzindo praticamente a zero qualquer possibilidade de emissão deste químico para o ambiente.

Com a expansão de capacidade produtiva, em 2009, a fábrica de PMDI em Estarreja passou a proporcionar aos clientes da Dow uma maior flexibilidade e fiabilidade no fornecimento do produto. Estarreja duplicou a sua capacidade de produção, tornando-se numa unidade de produção à escala mundial, estratégica para o negócio da Dow Poliuretanos.