Estarreja, Portugal - 26 mayo 2009
A recentemente ampliada fábrica de MDI da Dow Poliuretanos, em Estarreja, Portugal, arrancou hoje, com sucesso. Esta unidade de produção à escala mundial, irá produzir MDI polimérico e crude, proporcionando aos clientes da Dow uma maior flexibilidade e fiabilidade de fornecimento desta matéria-prima, essencial para o fabrico de poliuretano. O projecto de expansão de capacidade produtiva, anunciado em 2006, foi concluído sem qualquer interrupção no serviço prestado aos clientes da Dow.
"Esta ampliação resulta de uma excelente parceria com os nossos fornecedores e com o Governo Português e possibilitará à Dow continuar a fornecer aos seus clientes produtos de qualidade, provindos das nossas instalações de produção à escala mundial", afirma o Director Global do Negócio de Isocianatos da Dow, Steven English. "Esta expansão é o mais recente exemplo do compromisso da Dow com o mercado de MDI e da nossa capacidade de fornecimento, a longo prazo, aos nossos clientes."
O MDI (difenilmetano-2,2'-diisocianato) é uma matéria-prima essencial para a produção de espumas rígidas de poliuretano e elastómeros de poliuretano, dois produtos utilizados em vários mercados de consumo final, como o de isolamento térmico de casas, de instalações comerciais e industriais, da refrigeração, em aparelhos e revestimentos, adesivos, vedantes e elastómeros. "Estamos muito orgulhosos pelo facto de Estarreja se ter tornado numa das instalações de produção mais importantes do mundo. A excelência operacional dos nossos colaboradores, o empenho e o apoio do Governo Português foram fundamentais para que isso acontecesse", comentou o director geral da Dow Portugal, Washington Dantas.
A Dow produz e destila MDI nas suas fábricas de Freeport e La Porte, no Texas, Estados Unidos; em Yeosu, na Coréia do Sul; em Stade, na Alemanha; em Delfzijl, Holanda, e em Estarreja, Portugal.
Dow Poliuretanos
A Dow é o maior produtor mundial de óxido de propileno (PO) e polióis poliéteres; sendo também um importante produtor de isocianatos aromáticos de qualidade, como MDI e TDI, componentes essenciais dos polióis poliéteres. Os produtos de poliuretano e os sistemas de poliuretano, totalmente formulados da Dow têm um leque variado de aplicações, desde a construção, a indústria automóvel, aparelhos, mobílias, camas e solas de sapatos até à decoração e equipamento desportivo, entre outros. A empresa fabrica e comercializa produtos de poliuretano e sistemas de poliuretano usados na concepção de espumas rígidas, semi-rígidas e flexíveis, adesivos, vedantes, revestimentos, elastómeros e aglutinantes. A Dow disponibiliza também o sistema mais avançado de polióis, com a Tecnologia de Recursos Renováveis RENUVA™ e os polióis VORANOL™ VORACTIV™, exemplos de uma permanente atitude de liderança da Dow na indústria de fornecimento de produtos de alto desempenho. Para mais informações, visite www.dowpolyurethanes.com, www.dowpg.com, www.dowpo.com, www.dowrenuva.com e www.voractiv.com.
For Editorial Information:
Claudia Granadeiro Felts Tagliavini
Dow Ibérica
+234811002
