Dow é reconhecida entre as "Melhores empresas para trabalhar" para funcionários GLBT

Brasil-19 Dez 2013

São Paulo, 16 de dezembro de 2013 - A Dow, líder mundial da indústria química e fabricante de soluções para diversos produtos presentes no dia a dia das pessoas, foi reconhecida pelo nono ano consecutivo em sua liderança no compromisso dos direitos de trabalho de gays, lésbicas, bissexuais e transexuais (GLBT). No último dia 9, a companhia recebeu da Human Rights Campaign (HRC), a avaliação máxima (100%) no índice de igualdade corporativa – ferramenta de avaliação corporativa das políticas e práticas empresariais relacionadas a funcionários GLBT. A Dow participa do índice HRC desde sua criação, em 2002, e foi a primeira indústria química a receber a pontuação máxima em 2005.  A HRC é a maior organização de direitos civis para promoção da igualdade GLBT norte-americana, com mais de 1,5 milhão de membros e simpatizantes.

Há mais de dez anos, a Dow tem apresentado e discutido as melhores práticas em ações de inclusão para o público GLBT no local de trabalho por meio da rede de colaboração GLAD – Gays, Lésbicas e Aliados na Dow. Entre os tópicos abordados por este grupo de voluntários estão: benefícios iguais para parceiros do mesmo sexo, desde seguro saúde, odontológico, a seguro de vida para licença por luto, transferência e assistência dupla de carreira. A companhia também reconhece os benefícios de sobrevivência para plano de pensão para GLBT, além de oferecer benefícios para transexuais desde 2010. A rede GLAD da Dow é a maior rede de diversidade da Dow. Atua em 17 locais e possui mais de 1.700 participantes ao redor do mundo. No Brasil, a rede foi instituída em 2012 e possui cerca de 100 membros.

“Nossa cultura de inclusão não é só uma questão de igualdade e de direitos humanos fundamentais, é também um imperativo de negócios crítico, desempenhando um papel importante na atração e retenção dos melhores e mais brilhantes talentos”, diz Daniella Miranda, Diretora de Comunicações e Relações Institucionais para a Dow América Latina e Executiva Patrocinadora do GLAD. "Tendo como norte os valores da Dow de integridade e respeito pelas pessoas, buscamos, por meio do GLAD, colaborar com organizações semelhantes para promover a inclusão, celebrar as diferenças e desenvolver um ambiente de trabalho no qual a orientação sexual, o gênero e a expressão de gênero sejam irrelevantes", completa a executiva.

Além do reconhecimento da HRC, a Dow recebeu neste ano pela terceira vez consecutiva o Selo Paulista da Diversidade, concedido pelo Governo do Estado de São Paulo, na categoria Pleno. Trata-se de um certificado concedido às empresas que adotam políticas de inclusão, gerando oportunidades no mercado de trabalho para pessoas com deficiência, grupos étnicos discriminados e pessoas de diferentes orientações sexuais. A Dow recebeu este reconhecimento em todas as suas edições, desde o lançamento do prêmio.

Nos últimos anos, a iniciativa do GLAD conquistou o reconhecimento de várias outras organizações nacionais e internacionais GLBT, incluindo o International Gay & Lesbian Chamber of Commerce; Parents, Families & Friends of Lesbians and Gays (PFLAG); Lambda Legal; e Out & Equal.