Dow investe e amplia seu laboratório para desenvolvimento de embalagens em Jundiaí

Unidade traz para a América Latina um conceito global criado para promover a inovação e o crescimento do setor

São Paulo-02 Out 2013

 

São Paulo, 02 de Outubro de 2013 – A unidade de Embalagens e Plásticos de Especialidade da Dow acaba de trazer para o mercado latino-americano mais uma iniciativa global de desenvolvimento. Trata-se da inauguração do Pack Studios, um conceito de centro de desenvolvimento e colaboração que propicia a aproximação da empresa com a cadeia de valor da embalagem para promover a inovação e o crescimento do setor, por meio da integração, testes de aplicação e uma nova ferramenta de troca de informação.

A Empresa investiu e ampliou seu laboratório de desenvolvimento de aplicações, em Jundiaí, para estabelecer um centro de desenvolvimento e colaboração que compõe uma rede de unidades com operação também em Freeport (USA), Horgen (Suiça) e Shangai (China). No Pack Studios, convertedores, fabricantes de máquinas e brand owners têm acesso a uma moderna estrutura que permite a realização de testes práticos em diversas aplicações relacionadas ao mercado de embalagens flexíveis.

Com esse conceito, a Companhia garante a aproximação entre todos os laboratórios e agrega equipamentos que dão suporte a novos desenvolvimentos. Cada unidade está habilitada a oferecer testes diferentes e todas podem ser envolvidas nos projetos, de forma integrada. “Jundiaí, por exemplo, é um laboratório que está capacitado para oferecer testes de termoformagem fazendo uso de um equipamento adquirido junto a Multivac, que é uma referência na fabricação de máquinas para esse segmento”, detalha Marcelo Cantu, que liderou a implementação do Pack Studios na América Latina.

Nesse ambiente colaborativo, as demandas do mercado de embalagens serão mais facilmente identificadas e priorizadas de modo que novos desafios tecnológicos serão estabelecidos. Assim, os especialistas da Dow contribuirão para o desenvolvimento de soluções específicas e inovadoras.

Além do viés técnico, o Pack Studios foi construído para proporcionar um ambiente de inspiração para a evolução da embalagem. Como referência, os visitantes têm acesso a um acervo disponibilizado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), com amostras de embalagens desenvolvidas para diversos segmentos, coletadas ao longo de muitos anos em inúmeros países.

Em resumo, o Pack Studios é mais uma iniciativa para ampliar a capacidade da Dow no desenvolvimento de aplicações, especialmente para embalagens flexíveis, com foco nas necessidades locais e uso de recursos globais. “Com as novas instalações, ampliamos nossas ferramentas para compartilhamento de aprendizagem, boas práticas, processos e ideias para replicar e acelerar o crescimento local, em sinergia com os mercados mundiais”, afirma Fabian Gil, Diretor Comercial da unidade de Embalagens e Plásticos de Especialidades da Dow para a América Latina. “Assim, cada vez mais oferecemos para os nossos clientes soluções inovadoras, com custo competitivo e boa produtividade”, completa.

Para apresentar o conceito dos centros de colaboração a todos os clientes e parceiros, a Dow receberá em Jundiaí empresas de todos os setores contemplados pelo amplo portfólio de embalagens e especialidades da empresa que está voltado para atender às demandas de áreas como bebidas, alimentos secos e processados, limpeza para casa, higiene pessoal, dentre outros.