Tecnologia EVOQUE™ da Dow é vencedora do R&D 100 Award 2013

Polímero pré-composto que aumenta o desempenho e reduz a necessidade de dióxido de titânio (TiO²) na formulação das tintas está entre as top 100 inovações premiadas

São Paulo-17 Set 2013

São Paulo, 17 de setembro de 2013 - Com o portfólio de soluções mais completo para tintas arquitetônicas e industriais da América Latina, a Dow conquista mais um importante prêmio de inovação em formulações de tintas e revestimentos. O EVOQUE™, tecnologia que permite alto desempenho em formulações de tintas com menor impacto ambiental foi uma das inovações premiadas do consagrado R&D 100 Award 2013, premiação norte-americana considerada o ‘Oscar da Inovação’.

 Líder em fornecimento de matérias-primas no mundo, a Dow produz soluções que atendem às necessidades específicas de cada fornecedor e que não sejam nocivas à natureza. O EVOQUE™ é um polímero pré-composto com baixos Compostos Orgânicos Voláteis (VOC), que melhora a durabilidade e aparência da pintura interior e exterior. Seu diferencial é a quantidade reduzida de dióxido de titânio (TiO²). A redução desse pigmento chega a 20%, o que permite aos formuladores obterem tintas com melhor  desempenho e o eco-perfil.

 Além de reduzir o nível e o impacto ambiental associado de TiO² na pintura, o EVOQUE™ traz importantes melhorias de desempenho para a película de tinta, ajudando a criar linhas de produtos que exigem menos demão. Além disso, a tecnologia permite maior resistência às manchas e sujeiras, tornando as tintas mais fáceis de limpar e livres de oxidação, efeitos do tempo, corrosão e outros.

 “Os clientes em todo o mundo têm demonstrado o valor que a tecnologia EVOQUE™ traz para o mercado e esse reconhecimento da indústria serve para validar ainda mais o sucesso que tivemos com esta inovação”, enfatiza Marcelo Junho, diretor de vendas do negócio de Coating Materials da Dow para o Brasil e região sul da América Latina.

 “Este prêmio é o ponto alto de muitos anos de trabalho e estamos muito contentes; além de muito ansiosos para liderar a indústria em busca de maiores ganhos em desempenho, eficiência e sustentabilidade”, comemora Franco Faldini, diretor de marketing do negócio de Coating Materials da Dow para a América Latina.

 

Sobre a premiação

Chamado de "Oscar da Inovação", os 100 prêmios de R&D (Research and Development) reconhecem os melhores produtos de tecnologia do ano. Dentre os nomeados desta edição destacam-se eequipamentos de testes sofisticados, avanços e inovações da química, produtos biomédicos, de bens de consumo, de física e de alta energia. Os vencedores de 2013 serão homenageados num coquetel a ser realizado no dia 7 de novembro, no Hotel Renaissance Orlando, localizado na SeaWorld, Orlando, Flórida.