Dia nacional de controle do colesterol chega aos 10 anos com opções para o preparo de alimentos mais saudáveis

Aditivo alimentício da Dow permite reduzir a gordura de panificados, embutidos, lácteos e condimentos em até 60%

São Paulo-01 Ago 2013

 

São Paulo, 1º de agosto de 2013 – No próximo dia 8 de agosto o Dia Nacional de Controle do Colesterol completa 10 anos. A data tem como objetivo conscientizar a população sobre as doenças decorrentes da elevada taxa de colesterol no sangue, formas de prevenção e tratamento. Desde 2003, quando a data foi instituída, foram criadas diversas opções para substituição de alimentos industrializados com o objetivo de oferecer ao consumidor produtos mais saudáveis.

A principal característica das doenças cardiovasculares é o acúmulo de placas de gordura nas artérias ao longo dos anos, o que impede a passagem do sangue. Por isso, reduzir a gordura ingerida regularmente é uma atitude importante de prevenção, que deve ser combinada com a adoção de práticas saudáveis de alimentação e exercícios físicos.

Hoje em dia, o uso de aditivos já possibilita produzir alimentos com menos gordura e com a mesma textura e aparência das versões com teor integral. “As necessidades do consumidor mudam constantemente e o desenvolvimento de produtos é sempre baseado nas novas demandas. Entender quais são essas necessidades do consumidor é o primeiro passo para definição do escopo de soluções a serem desenvolvidas e na área de insumos alimentícios, criar alternativas saudáveis é um desafio para o qual já temos algumas respostas”, comemora Vanessa Azevedo, Gerente de Marketing da área de Pharma & Food Solutions da Dow para a América Latina.

A linha Wellence™ Fat Replacement da Dow, por exemplo, permite reduzir em até 60% as gorduras de panificados, embutidos, produtos lácteos e condimentos. Além disso, os alimentos passam a ter um perfil mais saudável, uma vez que adicionar o Wellence™ Fat Replacement permite substituir gorduras saturadas e trans por alternativas como óleo de girassol, azeite e óleos com Ômega-9, imitando propriedades dos insumos que foram removidos.

Entre as características da linha Wellence™ Fat Replacement estão a simulação da textura e maciez proporcionadas pelas gorduras, e a manutenção da umidade e aparência. O produto atua também como espessante em emulsões, oferece excelente estabilidade térmica e é fácil de aplicar. Isso significa que pode ser usado como aditivo no preparo de pães, bolos, maioneses, molhos, sorvetes, linguiças, salsichas e outras receitas.

Outro benefício que pode ser obtido com as soluções da linha Wellence™ Fat Replacement  é a redução da absorção de óleo pelos alimentos no momento da fritura. “Para proporcionar esse resultado, o Wellence™ Fat Replacement forma uma película na superfície de empanados ou batatas, por exemplo, e com isso diminui a quantidade de óleo absorvido”, explica Vanessa.