Alta incidência de chuvas contribui para a proliferação de mofo nas residências

Microorganismos causam reação alérgica e mau cheiro e degradam pisos, paredes e telhados

São Paulo-06 Mar 2013

A alta incidência de chuvas no primeiro trimestre do ano propicia o surgimento de mofo em ambientes externos e internos de casas e edifícios. Também conhecido como bolor, o mofo é um tipo de fungo que se reproduz em ambientes úmidos, com pouca ventilação e baixa ou nenhuma incidência solar.

Os indícios de que há mofo em paredes, principalmente de banheiros, em pisos e em telhados, são a presença de manchas escuras e odor desagradável. Fisicamente, o mofo pode causar reações alérgicas e complicações respiratórias.  Algumas ações preventivas podem ajudar a evitar a proliferação de mofo, que vão desde aumento da ventilação no ambiente ao uso de tintas com soluções antimicrobianas. Veja abaixo as dicas para controlar a ação desses microorganismos:

-Abrir janelas para arejar os ambientes para também favorecer a entrada de luz solar.

-Usar isopor na parte de trás dos armários, principalmente se estiverem encostados em paredes de banheiros, que possuem encanamentos ou que não recebam luz solar na parte externa. Outra possibilidade é afastar os móveis a 5 cm da parede para facilitar a circulação de ar.

-Conserte infiltrações e troque telhas quebradas.

-Em paredes já infectadas, limpar as manchas de mofo com água misturada com água sanitária.

-Facilite também a circulação de ar em banheiros e cozinhas, pois a evaporação produzida em banhos quentes ou fervura para preparação de alimentos ajudem no acúmulo de umidade.

-O Aspergillus, o fungo do mofo, também se prolifera na matéria em decomposição como grama cortada, cercas de madeira, terra de plantas domésticas, folhas caídas e fezes de animais. Mantenha os arredores de seus ambientes livres desse tipo de material.

-Faça a manutenção preventiva de umidificadores, vaporizadores e aparelhos de ar-condicionado, inclusive do seu automóvel.

Tintas - O uso de tintas com tecnologia antimicrobiana controlam o crescimento de mofo em superfícies pintadas. O Bio-Pruf, desenvolvido pela Dow Química e presente em tintas de marcas conhecidas no mercado, possui essas propriedades para controlar o mofo, proteger pisos, paredes e telhados da contaminação de bactérias e algas.

“Paredes mofadas aumentam a sensibilidade de pessoas alérgicas e geram mau cheiro. Pisos e telhados contaminados com algas, além de comprometerem a estética da superfície, podem causar acidentes por ficarem muito escorregadios”, diz Milena Carvalheira, gerente de Marketing de Dow Microbial Control, unidade de negócios da Dow responsável pela adminstração de Bio-Pruf (www.bio-pruf.com).  Bio-Pruf é ainda considerada uma tecnologia sustentável, pois emite baixo teor de compostos orgânicos voláteis (VOC) e é biodegradável.

Antes do uso de tintas com tecnologias antimicrobianas na repintura, o processo de renovação de superfícies também exige cuidados prévios para aumentar a eficácia do combate de microorganismos. São eles:

-Remoção completa das partes mofadas com o uso de espátula e lixa.

-Lavagem da superfície com solução de água potável e água sanitária (proporção de 1 por 1) ou de água potável e cloro (proporção de 10 para 1).

-Aplicação de fundo preparador.

-E, por fim, utilização de tinta com tecnologia antimicrobiana.

 

 Sobre a Dow

A Dow (NYSE: Dow) alia a força da ciência e da tecnologia para inovar com paixão o que é essencial ao progresso humano. A Companhia conecta a química e a inovação aos princípios de sustentabilidade, ajudando a obter soluções para os mais desafiadores problemas mundiais, como a necessidade de água potável, geração de energia renovável, conservação de energia e aumento da produção agrícola. O portfólio líder e diversificado da Dow nas áreas de Químicos Especiais, Materiais Avançados, Ciências Agrícolas e Plásticos oferece uma ampla variedade de soluções e produtos baseados em tecnologia para mais de 160 países e em setores de grande crescimento, como eletrônicos, água, energia, ti ntas e revestimentos e agricultura. Em 2012, a Dow teve vendas anuais de US$ 57 bilhões e empregou aproximadamente 54.000 funcionários em todo o mundo. Os mais de 5.000 produtos da Companhia são produzidos em 188 unidades fabr is em 36 países ao redor do mundo. As referências à "Dow" ou à "Companhia" significam a The Dow Chemical Company e suas subsidiárias consolidadas, a não ser que detalhadas expressamente de outra forma. Informações adicionais sobre a Dow podem ser encontradas em www.dow.com

 

Informações:

Dow Brasil
Julia Monteiro

 

Informações para a imprensa:

Porter Novelli Internacional
Cibele Gandolpho
cibele.gandolpho@porternovelli.com.br
Tel. (55 11) 3323-1576