Dow fortalece programa de apoio à diversidade na Bahia

Grupo multidisciplinar de profissionais da companhia se reúne para discutir o papel da mulher no mundo corporativo e propor ações para ampliar a igualdade de gêneros no mercado de trabalho

Salvador-05 Mar 2013


Salvador, 05 de março de 2013 - Firmar um compromisso com a diversidade e incentivar lideranças femininas são alguns dos objetivos do Women’s Innovation Network (WIN), uma iniciativa global da Dow, que estimula a criação de recursos e políticas favoráveis à inserção de mulheres no ambiente corporativo. Em 2013, o programa retoma as atividades no Complexo Industrial de Aratu, em Candeias (BA), com a realização de reuniões trimestrais e eventos planejados de acordo com as necessidades das funcionárias.

Coordenado pela engenheira química e gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Dow Brasil, Sandra Martins, em parceria com a área de Recursos Humanos, o grupo é formado por voluntários de ambos os sexos, que buscam criar oportunidades para que as mulheres compartilhem experiências, encontrem aconselhamento profissional e tenham mais chances de crescimento em suas carreiras.

De acordo com Sandra Martins, participam do networking pessoas de áreas diferentes e com níveis de experiências distintos. São profissionais de recursos humanos, engenheiras, técnicas de laboratório, profissionais da controladoria, entre outras. “Há uma troca de conhecimento e conscientização sobre os dilemas e barreiras inconscientes com as quais as mulheres ainda se deparam no mundo corporativo”, diz.

Há 15 anos trabalhando em uma área formada, em sua maioria, por homens, Sandra nunca se deixou intimidar pelas estatísticas. Engenheira, mãe de duas crianças, um menino de seis anos e uma menina de onze meses, ela divide sua rotina entre a família em Salvador e o trabalho em Candeias. “Embora a participação da mulher no mercado de trabalho seja cada vez maior, ainda persistem desafios em nosso país, como a existência de diferenças salariais médias entre homens e mulheres, segundo dados do Ministério do Trabalho”, afirma a gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Dow Brasil. Ela ressalta que a participação das mulheres em cargos de liderança ainda é pequena, lembrando que diversos estudos apontam a existência de viés inconsciente na avaliação das mulheres em cargos de liderança. “Nosso trabalho é no sentido de assegurar condições equânimes de ascensão”, pontua.

Além das reuniões, o WIN também promove palestras e treinamentos específicos, que contribuem para o desenvolvimento não apenas das mulheres, mas da Companhia como um todo.  “O importante é valorizar o que a mulher traz para o ambiente de trabalho, como a sensibilidade, o poder de comunicação e a facilidade de lidar com pessoas”, destaca a engenheira.

Recentemente, a Dow recebeu pela terceira vez consecutiva o "Selo Paulista de Diversidade". A certificação, instituída em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, é destinada às empresas que adotam políticas de inclusão e promoção da diversidade no ambiente de trabalho.

Logística para amamentação

A preocupação com o bem-estar das mulheres no mercado de trabalho tem feito com que algumas empresas invistam em políticas de apoio às funcionárias. Na Dow Brasil, as mulheres que estão amamentando podem contar com total apoio do Serviço de Saúde para facilitar a logística para a retirada de leite, acondicionamento e transporte. A empresa entende a importância da amamentação tanto para a mãe como para o desenvolvimento da criança.

Flexibilidade de horários

Voltada para todos os funcionários da Dow, a Política de Flexibilização do Horário e Local de Trabalho (FWA) permite que os empregados possam trabalhar de casa ou alterar os horários, de acordo com suas necessidades pessoais.

Informações sobre a Dow

A Dow (NYSE: Dow) alia a força da ciência e da tecnologia para inovar com paixão o que é essencial ao progresso humano. A Companhia conecta a química e a inovação aos princípios de sustentabilidade, ajudando a obter soluções para os mais desafiadores problemas mundiais, como a necessidade de água potável, geração de energia renovável, conservação de energia e aumento da produção agrícola. O portfólio líder e diversificado da Dow nas áreas de Químicos Especiais, Materiais Avançados, Ciências Agrícolas e Plásticos oferece uma ampla variedade de soluções e produtos baseados em tecnologia para cerca de 160 países e em setores de grande crescimento, como eletrônicos, água, energia, tintas e revestimentos e agricultura. Em 2012, a Dow teve vendas anuais de aproximadamente US$ 57 bilhões e empregou cerca de 54.000 funcionários em todo o mundo. Os mais de 5.000 produtos da Companhia são produzidos em 188 unidades fabris em 36 países ao redor do mundo. As referências à "Dow" ou à "Companhia" significam a The Dow Chemical Company e suas subsidiárias consolidadas, a não ser que detalhadas expressamente de outra forma. Informações adicionais sobre a Dow podem ser encontradas em www.dow.com

 

                                                                                                                                                                

Assessoria de Imprensa na Bahia

Qualidade Ponto Com

Atendimento: Núbia Cristina Santos