Dow amplia projeto educacional em Vera Cruz

ArteEducandow deve beneficiar 160 pessoas, entre professores, funcionários e alunos das escolas Hilton Rodrigues e Juvenal Galvão

São Paulo-05 Mar 2013

Em parceria com a Boca da Arte, consultoria especializada nas áreas de arte e educação, a Dow Brasil vai ampliar e fortalecer um projeto de qualificação de professores e apoio pedagógico para alunos das escolas Hilton Rodrigues e Juvenal Galvão, localizadas na Ilha de Matarandiba, no município de Vera Cruz, onde a empresa mantém uma unidade de mineração de sal.

 A expectativa é que 160 pessoas sejam atendidas pelo programa ArteEducandow em 2013. No ano passado, as ações que incluíram acompanhamento pedagógico, capacitação de professores e de funcionários das escolas, além de atividades de reforço para estudantes, beneficiaram aproximadamente 100 pessoas.

 Uma das metas para este ano é fortalecer a participação dos pais de alunos no projeto. A diretora da Boca da Arte, Cláudia Vega, que coordena o projeto, tem algumas estratégias para estimular a parceria com as famílias. “Vamos criar grupos de contadores de história, recreadores físicos e parceiros na construção de um jardim e ou uma horta na escola”, afirma. Ela pretende ainda convocar pais com habilidades artísticas, manuais etc., para desenvolver atividades lúdicas junto às crianças.

 Outra novidade prevista para acontecer este ano é o envolvimento de funcionários da Dow no projeto, como voluntários. Eles serão treinados para atuar como mediadores de leitura ou contadores de história. As atividades do programa começam em fevereiro, com uma capacitação de professores.

 Estão previstos programas de capacitação em língua portuguesa, inglesa, matemática, história e artes, para os docentes, ao passo que os alunos terão atividades pedagógicas para aprimorar conhecimentos nessas áreas. Embora ainda seja cedo para mensurar os resultados, Tia Vera, diretora das duas escolas beneficiadas, reforça que “as professoras trazem novos conhecimentos e didática para a sala de aula, o que possibilita que os alunos tenham um melhor aproveitamento acadêmico”.

 Na programação do primeiro semestre, um curso de fotografia artesanal que será ministrado pelo fotógrafo e artista plástico Márcio Luís. “Planejamos ainda um minicurso de criatividade e ludicidade para professores e interessados, além de visitas aos espaços culturais e pontos turísticos de Vera Cruz e Itaparica”, adianta Claudia.

 

Informações sobre a Dow

 A Dow (NYSE: Dow) alia a força da ciência e da tecnologia para inovar com paixão o que é essencial ao progresso humano. A Companhia conecta a química e a inovação aos princípios de sustentabilidade, ajudando a obter soluções para os mais desafiadores problemas mundiais, como a necessidade de água potável, geração de energia renovável, conservação de energia e aumento da produção agrícola. O portfólio líder e diversificado da Dow nas áreas de Químicos Especiais, Materiais Avançados, Ciências Agrícolas e Plásticos oferece uma ampla variedade de soluções e produtos baseados em tecnologia para cerca de 160 países e em setores de grande crescimento, como eletrônicos, água, energia, tintas e revestimentos e agricultura. Em 2012, a Dow teve vendas anuais de aproximadamente US$ 57 bilhões e empregou cerca de 54.000 funcionários em todo o mundo. Os mais de 5.000 produtos da Companhia são produzidos em 188 unidades fabris em 36 países ao redor do mundo. As referências à "Dow" ou à "Companhia" significam a The Dow Chemical Company e suas subsidiárias consolidadas, a não ser que detalhadas expressamente de outra forma. Informações adicionais sobre a Dow podem ser encontradas em www.dow.com