Em maio de 2011, a Dow apresentou ao mercado brasileiro uma solução pioneira de embalagem mais sustentável, o Stand Up Pouch 100% Polietileno, (SUP 100% PE). Uma opção flexível e capaz de ficar em pé, introduz no mercado uma nova categoria confeccionada com uma estrutura totalmente feita de polietileno, em substituição aos SUP multimateriais. A principal vantagem da inovação é a reciclabilidade, o que beneficia consumidores e meio ambiente.

Diferencial no Marketing e na Sustentabilidade

Os SUP são cada vez mais utilizados por possuírem um grande diferencial para as marcas, pois permitem uma maior visibilidade das mesmas no ponto de venda, já que os produtos ficam em pé nas gôndolas. Atualmente, a maioria dos SUP são multimateriais, produzidos com uma combinação de politereftalato de etileno (PET) e PE, o que dificulta a reciclagem no pós-consumo e durante o processo produtivo. Outra questão é que o crescimento do consumo leva também ao aumento da quantidade de resíduos sólidos a serem descartados.

Diante deste cenário, o desafio era encontrar uma solução mais sustentável considerando todo o ciclo de vida da embalagem. A ideia foi conceber resinas que tornassem possível a produção de embalagens stand up pouch, que respeitassem as características do SUP multimateriais, e que fosse desenvolvida com um único tipo de material, estimulando o reaproveitamento durante a produção e no pós-consumo. O novo produto foi elaborado a partir de uma única matéria prima, o polietileno, de fácil reconhecimento pelos consumidores e catadores de resíduos, ampliando sua reciclabilidade.

A equipe da Dow criou essa solução que usa até 10% menos de matéria-prima e energia que o SUP multimateriais. Se considerarmos só o uso de matérias primas, a redução da pegada de carbono (emissão de gases de efeito estufa) do SUP 100% PE é de 5 a 15% menor, em comparação ao SUP multimaterial. Em relação a outras embalagens rígidas, os ganhos com o SUP 100% PE variam entre 50% e 80%, uma redução significativa em termos ambientais. Dentro das transformadoras - indústrias que compram resinas da Dow e produzem as embalagens - estima-se que, durante o processo produtivo, exista uma perda de até 5% de material. Com essa nova característica, o reaproveitamento do material será mais simples e eficiente.

A Dow também pretende se posicionar de forma a ajudar o consumidor a identificar o produto com o diferencial de sustentabilidade, incentivando uma mudança de comportamento.

O SUP é um produto patentiado pela Dow, e reforça seu comprometimento em trazer soluções inovadoras para o mercado, por meio da química sustentável.