Por conta da crescente demanda mundial por petróleo, a indústria de petróleo e gás tem buscado novas tecnologias que proporcionem superar os desafios técnicos e promover um aumento das taxas de recuperação de petróleo em poços produtivos. A redução da produção em campos maduros, ou seja, em que já houve extração de petróleo, e os altos custos relacionados a novas descobertas como o pré-sal, no Brasil, têm levado os operadores a exigirem mais dos campos em operação.

Com o objetivo de dar suporte ao crescimento da indústria de petróleo e gás, a Dow Oil & Gas desenvolveu o inovador CO2 ELEVATE™. Voltada para a recuperação avançada de petróleo (EOR), esta solução foi desenvolvida para aumentar o nível de petróleo extraído de poços já existentes por meio de injeções de gás carbônico (CO2), além de reduzir os custos operacionais.

Com uma viscosidade muito menor que a de água e a do próprio petróleo, o CO2 supercrítico, anteriormente utilizado no processo de extração, não penetrava nas camadas com menor permeabilidade, o que gerava uma grande perda de petróleo utilizável. Por aumentar a taxa de extração do petróleo, o CO2 ELEVATE™ diminui o custo de extração e adapta-se melhor à atual situação de poços já existentes que demandam tecnologias mais avançadas de extração. A inovação trazida pelo CO2 ELEVATE™ da Dow Oil & Gas proporciona maior produtividade para uma das mais importantes e dinâmicas indústrias do mundo, a indústria de petróleo e gás.