Talento não depende de gênero, idade, etnia, estilo, religião, deficiência ou orientação sexual. O time da Dow reflete a diversidade da cultura brasileira, gerando um ambiente que agrega diferentes maneiras de pensar e amplifica as possibilidades para a criatividade e a inovação. O Código de Diversidade e Inclusão consolida esses valores e garante efetividade nas políticas adotadas pela empresa. Os esforços da empresa em torno do tema também fazem dela a única indústria química reconhecida pelo Governo do Estado de São Paulo com o Selo Paulista de Diversidade na categoria Pleno.

Parcerias em Diversidade & Inclusão

  • A parceria com o SERASA Experian no Programa de Empregabilidade de Pessoas com Deficiência, firmada desde 2008, trouxe novas oportunidades para os jovens em busca de desenvolvimento profissional e do primeiro emprego.
  • A Dow é signatária dos Sete Princípios de Empoderamento da Mulher (WEPS – Women Empowerment Principles), estabelecidos pela ONU. Eles indicam as principais frentes a serem desenvolvidas pelas instituições públicas e privadas para contribuir para o fortalecimento da atuação da mulher na sociedade.
  • A Dow é signatária e uma das empresas do Comitê Gestor do Fórum de Empresas e Direitos LGBT desde sua criação em 2013. Para garantir um ambiente de trabalho único e igualitário a todos, segue os 10 compromissos para promoção dos direitos LGBT indicados pelo Fórum.

Apoio a iniciativas dos funcionários

A Dow também apoia a criação de redes de funcionários voluntários que implementam ações locais para estimular a diversidade na empresa.

  • Disability Employee Network (DEN): o grupo promove a inclusão e a integração de pessoas com deficiência no ambiente de trabalho, por meio de palestras, treinamentos e uma atitude proativa na organização. O grupo é formado por funcionários de todas as áreas, com ou sem deficiência.
  • GLAD: grupo que atua para que o ambiente de trabalho seja inclusivo e respeitoso para todos os funcionários, independente de orientação sexual ou identidade de gênero. Não se trata de uma rede exclusiva para pessoas LGBT; todos que apoiam a igualdade e tratamento justo são bem-vindos.
  • Woman’s Innovation Network (WIN): os participantes buscam valorizar as contribuições das mulheres por meio do apoio à diversidade e do desenvolvimento profissional do público feminino. Participam do grupo mulheres e homens engajados no tema.
  • African American Network (AAN Brazil): o grupo tem como objetivo principal a inclusão de profissionais afrodescendentes no mercado de trabalho, contribuindo com a educação e qualificação do público alvo, promovendo assim a equiparação de oportunidades e presença de etnias diversas em todos os ambientes. O grupo é formado por funcionários de todas as áreas engajados no tema.